terça-feira, 27 de setembro de 2011

A DOUTRINA DA TRINDADE

      O termo Trindade é usado, geralmente, para exprimir duas idéias bem distintas e até diferentes: primeira, refere-se propriamente à tríplice manisfetação de Deus, e a segunda refere-se, ao seu modo triuno  de existir.

Mas estas duas idéias, apesar  da relação íntima que entre elas existe, são tão diferentes que podem causar confusão quando expressas por uma só palavra. tão grande é a diferença de sentido entre elas que achamos por bem dar a cada qual uma designação própria. vamos portanto, na discussão da doutrina da trindade, designar por termos diversos a idéia da tríplice manifestação de Deus e a do seu modo trino de existir.

I. DEFINIÇÃO DOS TERMOS 
       A palavra trindade significa a tríplice manifestação de Deus, ou a sua manifestação no Pai, no filho e no Espírito Santo; o termoTriunidade significa o tríplice modo da existênçia de Deus, que é a existênçia de três em um.
       Temos a doutrina da Trindade pelo fato de Deus se haver revelado como Pai, como filho e como Espírito Santo. Há uma trípliçe revelação porque há um modo trípliçe de existir. Ainda mais, a teologia  afirma que a Triunidade foi conhecida por causa da Trindade. Se não houvesse uma trípliçe manifestação própria de Deus, jamais se revelaria aos homens a Triunidade de dua existênçia. Seguiremos em nosso estudo, a ordem em que se revelaram as duas doutrinas.
       Há em Deus três personalidades distintas e divinas, sendo cada uma igual à outra quanto à natureza. No entanto,não há três deuses: Deus é um só.
        Apesar deste modo triuno de Deus existir e de revelar-se , o Velho Testamento acentua fortemente a unodade de Deus. "Deus é Um", é expressão constantemente repetida no Velho Testamento. Havia amplas razões para essa insistênçia, pois o povo eleito vivia no meio de nações idólatras e politeísta. é esse o motivo porque o Velho Testamento enfatiza tanto a unidade de Deus.
        O Novo Testamento ensina que são três Pessoas divinas,  distintas, eternas e iguais subsistindo numa só essênçia. O Novo Testamento ensina que Deus é uma trindade simples, mas trípliçe no modo de existir e de revelar-se.
 Depois continuaremos com a dourina da Trindade na Revelação.  aguardem, que Deus possa continuar vos abençoando em Cristo Jesus.

fonte : ESBOÇO DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA
Autor: A.B. LANGSTON

2 comentários:

  1. Entendo como importantíssimo o Estudo do Tema Doutrina da Trindade; e pulsa de maneira intensa no meu coração (cognição, mente) o desejo de vê-la estudada e discutida de maneira madura e séria ─ quer defendida ou contestada ─, e nessa minha obstinada visão e intenção; postei um Blog com o título A DOUTRINA DA TRINDADE É HERESIA, endereço www.heresiadatriunidade.blogspot.com , para o qual peço toda atenção, como estou tendo para o seu Blog. E termino dizendo que o Blog em apreço é um Estudo de certa extensão textual de pesquisa séria: sujeita à também séria contestação de quem se dispuser a fazer.
    Atenciosamente JORGE VIDAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obg. pela atenção, assim que for possível postarei um novo material acerca do assunto, abraços.

      Excluir